sábado, 16 de agosto de 2014

Mudando o comportamento

As vezes é preciso mudar!

Nada melhor do que sentir-se bem consigo mesmo, algo que não tenho tido sempre. Emagrecer com certeza vai melhorar e muito a minha auto estima. Pensando nisso também, postei abaixo outras dicas pra melhorar a auto estima, porque uma coisa está ligada á outra. Quanto maior a auto estima, melhor motivação e consequentemente fica mais fácil alcançar os objetivos. Enfim, segue abaixo as dicas:

1. Arrume-se. Esta parece ser evidente, mas é impressionante a diferença que um corte de cabelo, fazer a barba ou a depilação, por um creme e perfume podem fazer à sua auto-estima. Pode transformar completamente o seu humor. 

2. Vista-se bem. Não significa que tem de usar roupas caras, podem ser roupas casuais mas que sejam apresentáveis e lhe fiquem bem.

3. Mude a sua auto-imagem mental. A nossa auto-imagem significa muito para nós, mais do que muitas vezes percebemos. Temos uma imagem mental de nós mesmos, que determina o modo como nos sentimos confiantes (ou não). Se não gostar dela, mude-a. Descubra porque se vê desse modo, e faça o que preciso para o mudar. 

4. Pense positivo. Pode mudar o seu pensamento, e ao fazê-lo pode fazer com que grandes mudanças aconteçam. Para o conseguir começe por substituir pensamentos negativos por positivos. 

5. Acabe com os pensamentos negativos. Quando está a fazer algo que precise esforço, como fazer exercício, por vezes vai pensar, "Isto é muito difícil. Quero parar e ir ver televisão. " Aprenda a reconhecer esses pensamentos negativos, imagine que esses pensamentos são como um insecto e esmague-os! (é um truque que funciona mas pode pensar noutra coisa). Depois, substitua-o com uma coisa positiva. ( "Eu consigo, já só faltam 15 minutos para o fim do treino").

6. Conheça-se a si mesmo. Conheça-se bem. Comece a ouvir seus pensamentos. Comece a escrever um diário sobre si, e sobre os pensamentos que tem sobre si, e perceba de onde vêm esses pensamentos negativos. Depois começe a pensar sobre as coisas que gosta em si, aquilo que sabe fazer bem, as coisas que gosta. Pense nas suas limitações, e se são reais ou criadas pela sua mente e pelos seus medos. Mergulhe dentro de si mesmo, e descubra a sua auto-confiança. 

7. Agir positivamente. Converse com pessoas de uma forma positiva, coloque mais energia em tudo o que faz. Em breve, começará a notar a diferença, e as pessoas à sua volta também. 

8. Seja gentil e generoso. Seja ser gentil com os outros, e generoso consigo mesmo e com o seu tempo, é uma ótima forma de melhorar a sua auto-imagem. Vai começar a sentir-se bem consigo, e pensar que é uma boa pessoa. Pode fazer maravilhas pela sua auto-confiança, acredite em mim. 

9. Prepare-se. É difícil ter confiança em si mesmo se acha que não vai conseguir fazer alguma coisa. Vença esse sentimento, preparando-se tanto quanto possível. Uma prova por exemplo: se não tiver estudado, não vai ter confiança nas suas habilidades para ter um bom resultado na prova. Mas se se fartou de estudar, está preparado, e estará muito mais confiante. Agora pense na vida como a sua prova, e prepare-se. 

10. Conheça os seus princípios e viva de acordo com eles. Quais são os princípios em que assenta a sua vida? Se não sabe, então vai-se sentir perdido e sem direção. Descubra os seus princípios fundamentais, e tente viver a vida de acordo com eles. Nem sempre vai ser fácil, mas tem de tentar. 

11. Fale devagar. Uma coisa simples, mas que pode ter uma grande diferença no modo como as outras pessoas o percebem. Uma pessoa com autoridade, fala devagar. Demonstra confiança. Uma pessoa que pensa que não mereçe ser ouvida, fala rapidamente, porque não pretende manter os outros à espera de alguma coisa que não é digna de se ouvir. Mesmo se não se sinta confiante, tente fazê-lo algumas vezes e veja as diferenças. Sentir que as pessoas o ouvem vai melhorar a sua confiança. 

12. Tenha uma boa postura. As pessoas com uma postura direita demonstram mais autoridade e confiança, e são mais atraentes. 

13. Aumente as suas competências. Como se pode sentir mais competente? Ao tornar-se mais competente. E como fazer isso? Ao estudar e praticar. Basta fazê-lo aos poucos. Se quiser melhorar no desenho, por exemplo, não começe com um grande quadro. Começe por fazer alguns esboços num caderno, e vá treinando um pouco todos os dias. Quanto mais desenhar, melhor vai ser o resultado. A prática irá aumentar a sua competência, qualquer que seja a área. 

14. Defina um pequeno obje
tivo e alcance-o. As pessoas muitas vezes cometem o erro de definir um grande objetivo, e quando falham, ficam desmotivados. Em vez disso, defina uma meta que sabe que pode conseguir, e depois, alcance-a. Vai se sentir muito bem com isso. Depois defina outra e alcance-a também. Quanto mais coisas conseguir atingir, melhor se torna a fazê-lo, e melhor se sente. Em breve conseguirá definir objetivos maiores e realizá-los também.

15. Alterar um pequeno hábito. Não um grande, como deixar fumar. Basta um pequeno, como fazer a lista de compras antes de ir ao supermercado. Ou acordar 10 minutos mais cedo. Ou beber um copo de água quando acorda. Uma coisa pequena que saiba que pode fazer. Faça-o durante um mês. Quando tiver conseguido isso, vai se sentir fantástico

16. Concentre-se em soluções. Centrar-se nas soluções em vez de nos problemas é uma das melhores coisas que pode fazer pela sua confiança e pela sua carreira. "Eu sou gordo e preguiçoso!" Como pode resolver isso? "Mas não me consigo motivar!" Como pode resolver isso? "Eu não tenho energia!" Qual a solução? 

17. Sorrir. Outro conselho banal. Mas que também funciona
. Um gesto pequeno que pode provocar uma reação em cadeia. Não é um mau investimento do seu tempo e energia. 

18. Voluntariado. Está relacionado com o item "ser gentil e generoso" , use algum do seu tempo para melhorar a vida dos outros. Vai ser o melhor que pode fazer com o seu tempo, e ajudar outra pessoa vai fazer com que se sentir melhor consigo, instantaneamente. 

19. Seja grato.  Estar grato pelo que tem na vida, pelo que recebe dos outros, é uma ação muito humilde e também pode ser muito positiva e gratificante,  que irá melhorar a sua auto-imagem ao perceber as coisas boas que tem à sua volta. 

20. Exercício. Fazer exercício é uma atividades muito poderosa, e que o vai fazer sentir-se muito melhor consigo mesmo tanto física como mentalmente. 

21. Ganhe autonomia tendo mais conhecimentos.Responsabilizar-se, em geral, é uma das melhores estratégias para a construção de auto-confiança. Pode fazer isso de várias maneiras, mas uma das melhores formas de o conseguir é através do conhecimento. Tal como construir competências e preparar-se, ter mais conhecimentos, vai-lhe dar mais confiança. Aumente os seus conhecimentos estudando e fazendo investigação. A Internet é uma ótima ferramenta, mas também as pessoas á sua volta, pessoas que já fizeram aquilo que quer fazer, bem como livros, revistas e instituições educativas. 

22. Faça alguma coisa que teima em adiar. O que está na sua lista de tarefas à séculos? Faça-o amanhã de manhã, e tire-o do caminho. Vai se sentir muito melhor. 

23. Seja ativo. Fazer alguma coisa é quase sempre melhor do que não fazer nada. É claro que pode fazer alguma coisa errada mas os erros fazem parte da vida. É assim que se aprende. Sem errar, nunca vai evoluir. Não se preocupe com isso. Levante-se e faça alguma coisa - fisicamente, ou tomando medidas para conseguir alguma coisa. 

24. Trabalhe em pequenas tarefas. Aprenda a dividir as coisas em pequenos pedaços e trabalhe num deles de cada vez. Pequenas conquistas fazem com que se sinta bem, e todos eles se somados dão grandes realizações. Aprenda a trabalhar sempre assim, e vai conseguir tudo a que se propuser. 


Texto completo: Viver Zen

Nenhum comentário:

Postar um comentário